Em diálogo com estudantes do Ceunsp no evento “Maio em Luta”, o Instituto Tecendo Infâncias mostra como o cuidado na primeira infância transforma histórias e gera oportunidades

A equipe do Instituto Tecendo Infâncias participou, nos dias 20 e 21 de maio, como palestrante no evento “Maio em Luta”, organizado pelos cursos de Psicologia e Pedagogia do Centro Universitário Nossa Senhora do Patrocínio (Ceunsp), nos campus de Itu e Salto (SP). O tema abordado foi “Determinantes Sociais e seu Impacto na Primeira Infância e, na ocasião, a diretora-executiva Adriane Menna Barreto, a analista de projetos Camila Rizzi e a líder de comunicação Lilian Sartório compartilharam o trabalho do Instituto nos territórios onde atua, sempre com o propósito de contribuir para o desenvolvimento de crianças de 0 a 6 anos em situação de vulnerabilidade social, para que cresçam com dignidade, em ambientes ricos em experiências positivas — promovendo seu desenvolvimento hoje, para um futuro com mais oportunidades.

Durante as apresentações, os alunos de psicologia, pedagogia, enfermagem, políticas públicas e fisioterapia foram convidados a refletir sobre sua futura atuação profissional e como podem colaborar na superação dos desafios impostos pelos determinantes sociais, impactando diretamente o desenvolvimento infantil. “Programas voltados à primeira infância são os mais eficazes para reduzir desigualdades, promover equidade e transformar o futuro das próximas gerações. Quanto antes começamos a apoiar uma criança — inclusive antes do nascimento —, maior é o impacto positivo ao longo da vida dela e de toda a sociedade”, destacou Adriane. A diretora-executiva também reforçou a importância da intersetorialidade para ampliar as possibilidades de transformação social, promovendo desenvolvimento, dignidade e cidadania.

Na ocasião, foram apresentados três projetos apoiados pelo Instituto em diferentes territórios, possibilitando aos alunos uma compreensão concreta sobre a atuação na primeira infância. “Escolhi apresentar os projetos Primeira Infância na Amazônia com Saúde e Alegria, realizado em comunidades indígenas e ribeirinhas de Santarém (PA); Priorizando Oportunidades: Reabilitação e Inclusão para a Primeira Infância, desenvolvido em Belo Horizonte (MG); e Infância Tecida em Laços, que atende famílias em Pacajus (CE). A intenção foi demonstrar como os contextos sociais e econômicos variam significativamente nas diferentes regiões do Brasil”, explicou Camila. Para ela, compartilhar esse conhecimento com quem está na universidade é essencial, pois amplia horizontes e possibilidades de atuação profissional.

No encerramento, os estudantes foram provocados a refletir sobre como podem gerar mudanças a partir do conhecimento adquirido. “Unir a Academia e o terceiro setor é uma forma de sensibilizar a sociedade sobre a importância da primeira infância — e essa é uma das missões do Tecendo Infâncias. Agradecemos muito aos coordenadores Diego e Gabriela e todas as pessoas que se envolveram na organização do evento”, ressaltou Lilian.

A percepção da estudante de Psicologia Ana Costi reforça a urgência de olhar para as infâncias de forma sensível e comprometida:

“Diante do tema apresentado na palestra, compreender os determinantes sociais contribui para refletirmos sobre nossa atuação, tanto como psicólogos sociais quanto como psicólogos clínicos. Acredito que os históricos de vida de cada indivíduo são de extrema importância. É preciso lembrar que o percentual de pessoas em alta vulnerabilidade no Brasil é gigantesco. São realidades que muitas vezes diferem da nossa, e que não dizem respeito apenas à pobreza, mas a necessidades básicas como acesso à saúde, à educação e às políticas públicas — que são direitos garantidos, mas que ainda não chegam a todos. Outro ponto essencial são os impactos desses determinantes na vida de uma criança em desenvolvimento, afetando seu crescimento cognitivo, motor e, principalmente, emocional. Por isso, reforço a importância desse tema para nossa atuação: conhecer esses determinantes e como eles influenciam os diversos contextos de vida colabora diretamente para nosso fazer profissional na Psicologia.”