O Instituto Tecendo Infâncias recomenda a leitura deste material que tanto contribui para a implementação de políticas públicas pelas infâncias no país
A desigualdade na primeira infância e suas consequências para o futuro das crianças brasileiras são o foco do livro “A Primeira Infância e os Tribunais de Contas”, que foi lançado na última semana, em Brasília. A segunda edição da obra é uma iniciativa do Tribunal de Contas do Estado de Goiás (TCE-GO) em parceria com o Instituto Rui Barbosa (IRB) e reúne artigos de autoridades, especialistas e instituições dedicadas à causa.
Com 271 páginas, o livro aprofunda a análise dos impactos das desigualdades na infância e destaca o papel dos tribunais de contas na disseminação de boas práticas para enfrentar o problema.
Um dos diferenciais da nova edição é a inclusão de entrevistas conduzidas por auditores de controle externo com mães em situação de vulnerabilidade em diferentes regiões do país. Os relatos revelam os desafios diários enfrentados por famílias de baixa renda, abordando temas como acesso a creches, vacinação, saneamento básico, pré-escola, educação infantil, pré-natal e partos cesáreos.