Período de atuação: 2023 a 2024
Em andamento
Parceiro: Tomorrowland Foundation
Região de Atuação: Itu (São Paulo)
Público atendido: crianças e jovens de Itu
Em 2023, o Instituto Tecendo Infâncias, a Tomorrowland Foundation e a Prefeitura de Itu firmaram uma parceria para desenvolver uma Escola de Música e Artes na cidade. O projeto visa apoiar a comunidade local, deixando um legado positivo e duradouro ao abrir espaço para a formação de novos músicos, artistas e, principalmente, cidadãos mais conscientes e atuantes.
A iniciativa, que oferece ensino de música e artes para crianças e jovens, é financiada pela venda de entradas sociais para o Tomorrowland Brasil. A edição de 2023 do festival foi realizada de 12 a 14 de outubro em Itu. Essa modalidade de ingresso, mais acessível, permite que as pessoas contribuam para uma causa social ao mesmo tempo em que participam do evento. As vendas foram um sucesso absoluto, assegurando a continuidade das iniciativas da Tomorrowland Foundation em Itu.
O lançamento oficial do projeto aconteceu em outubro, quando foram doados mais de 132 instrumentos musicais e equipamentos para a Escola Municipal de Iniciação Artística Manolo Santoro (Emia), ampliando o número de alunos atendidos com aulas gratuitas. Ainda em outubro, foram abertas oficinas criativas de música, dança e artes ministradas por professores especialmente contratados, no Centro de Experimentação em Linguagens (CEL), espaço cedido pela prefeitura. Essa iniciativa permitiu a expansão das oficinas lúdicas e criativas, que já vinham ocorrendo desde 2019, em parceria com as Secretarias Municipais de Cultura e Educação de Itu.
O projeto também busca beneficiar um maior número de crianças e desenvolver ações específicas para a primeira infância. Com a ampliação das atividades de música e arte, uma terceira linha de ação foi iniciada em 2024: a reforma do prédio do CEL, garantindo acessibilidade e adequação do espaço para a realização das aulas e atividades.
A Tomorrowland Foundation tem como público foco crianças e jovens de 4 a 18 anos de idade que vivem em países em desenvolvimento ou regiões em crise. A organização busca quebrar o ciclo de vulnerabilidade social e foca em projetos que visam dar às crianças oportunidade de se expressarem criativamente e trabalharem a autoestima.