Período de atuação: 2023 a 2024
Em andamento
Parceiro: Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE)
Região de Atuação: Nacional
Público atendido: gestores, professores e especialistas da área de educação
O Instituto Tecendo Infâncias se uniu à Fundação Maria Cecilia Souto Vidigal, Fundação Lemann, Itaú Social, Instituto Beja e B3 Social para viabilizar a participação do Brasil no International Early Learning and Child Wellbeing Study (Iels), desenvolvido pela Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE). A iniciativa busca avaliar a aprendizagem de crianças brasileiras aos cinco anos de idade, uma fase em que são adquiridos conhecimentos e habilidades fundamentais para o processo de alfabetização.
Em 2022, foi nomeado o gerente nacional de projetos no país. Em 2023, foram realizadas a tradução e a adaptação dos questionários para a realidade brasileira, além do treinamento da equipe gestora do projeto. Para 2024, está previsto o teste de campo de todos os instrumentos e procedimentos do estudo, que será conduzido nos estados de São Paulo, Ceará e Pará. Em 2025, será feita a coleta de dados principais, abrangendo uma amostra estimada de 3.000 crianças.
O Iels dá prioridade à escuta das crianças: seus interesses e desejos na escola, com quem preferem brincar e suas aspirações para o futuro — o que sonham fazer ou ser quando crescerem. Dessa forma, o estudo se mostra uma ferramenta valiosa para gerar e analisar dados inéditos, permitindo uma reflexão aprofundada sobre as práticas atuais e as estratégias futuras que possam qualificar as políticas públicas, não apenas na educação, mas também nas diversas áreas que compõem o cuidado com a primeira infância, como saúde, promoção social e cultura. Os resultados estão previstos para serem divulgados em 2026.