Primeira Infância

"Se mudarmos o começo da história, podemos mudar a história toda." 


Raffi Cavoukian, fundador do Centre for Child Honouring

A primeira infância, que vai do nascimento até os seis anos de idade, é um período fundamental para o desenvolvimento humano. Estudos científicos comprovam que 90% das conexões cerebrais são formadas nessa fase inicial da vida, tornando-a crucial para o desenvolvimento cognitivo, emocional e social das crianças. Durante esse período, o cérebro se desenvolve rapidamente e é especialmente receptivo às influências do ambiente e às experiências vividas, como o cuidado, a nutrição adequada e as interações positivas. 

No Brasil, de acordo com dados recentes (2022) do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), existem cerca de 18,1 milhões de crianças na primeira infância. Dessas, 55,4% vivem em famílias de baixa renda. Esses números expressivos reforçam a necessidade de investimentos em programas e ações que garantam o pleno desenvolvimento das crianças nessa fase da vida, especialmente àquelas que enfrentam condições de vulnerabilidade social. 

Promover o desenvolvimento integral das crianças na primeira infância é atender suas necessidades e respeitar seus direitos no presente e garantir um futuro com mais oportunidades. Políticas públicas e ações focadas nesses objetivos contribuem para a formação de indivíduos mais preparados, impactando positivamente a sociedade em termos de igualdade, equidade, justiça social e desenvolvimento sustentável.


Se você quer conhecer mais sobre a importância e os desafios da
primeira infância no Brasil, recomendamos essas fontes de informação