Período de atuação: 2024

Concluído

Parceiro: Associação Vaga Lume

Região de Atuação: Pará

Público atendido: crianças de 4 a 6 anos

Segundo o estudo “Amazônia 2030” e dados do Ideb, a Amazônia Legal concentra os piores índices de educação do país, com as maiores taxas de evasão escolar e de analfabetismo. Por isso, em parceria com a Associação Vaga Lume, o Instituto Tecendo Infâncias implementa uma biblioteca na comunidade ribeirinha Santa Terezinha Axipicá, em Oriximiná, município do Pará, para empoderar crianças da região por meio da promoção da leitura, direito fundamental.

O acesso à leitura melhora o desempenho escolar das crianças, amplia o vocabulário, facilita o aprendizado, aprimora a expressão verbal e aumenta as chances de transformar sua realidade (Itaú Social).

Cada livro que chega a essas crianças representa uma nova oportunidade de aprendizado e desenvolvimento. Com a biblioteca, vamos inspirar sonhos e iluminar o caminho da educação, pois a leitura pode ser a chave para um futuro melhor.

Resultados

Identificação da comunidade:
Santa Terezinha Axipicá
Número de crianças de 0-6 anos: 46
Número de famílias: 75
Total de moradores: 380
Perfil: Ribeirinha
Principais atividades: pesca e extrativismo
Infra estrutura: Acesso a energia de forma frequente e acesso a água encanada via poço artesiano
Comunidade escolar: 01 Escola Municipal que possui 10 professores, maioria mora na comunidade.
Localização: Oriximiná, Pará
Distância do espaço urbano: aproximadamente 40 min.

  • 100 horas de realização de atividades na comunidade
  • 27 voluntários envolvidos na biblioteca
  • Acervo com 300 livros
  • 167 crianças impactadas com as ações da biblioteca
  • 180 livros emprestados

Sobre a Vaga Lume


A Vaga Lume atua em 95 comunidades dos nove estados que compõem a Amazônia Legal brasileira: Acre, Rondônia, Mato Grosso, Tocantins, Amazonas, Pará, Maranhão, Roraima e Amapá, em que 19% da população é formada por quilombolas, 13% são indígenas, 33% são extrativistas e 35% compõem outros grupos. Desde 2001, a Vaga Lume tem gerado um impacto positivo na Amazônia, alcançando mais de 109 mil crianças e jovens, doando mais de 163 mil livros, formando mais de 5 mil mediadores de leitura, envolvendo mais de 5 mil participantes em intercâmbios culturais e produzindo mais de 300 livros artesanais. Anualmente, mais de 15 mil crianças e jovens são impactados por suas ações.