Período de atuação: 2024

Status: Em Andamento

Parceiro: Hospital Pequeno Príncipe

Região de Atuação: Curitiba (Paraná)

Público atendido: Crianças na primeiríssima infância (0 a 3 anos de idade)

O período de internação de uma criança é sempre muito difícil para a família e cuidadores. Pensando em tornar esse momento mais acolhedor e uma oportunidade de estimular o pleno desenvolvimento das crianças, o Hospital Pequeno Príncipe (Curitiba/PR), em parceria com o Instituto Tecendo Infâncias, criou o Projeto Primeira Infância: Gerando Prosperidade.

Integradas ao Programa Primeiríssima Infância, as atividades dessa iniciativa buscam aproveitar o tempo de internação para promover reflexões sobre temas que envolvem o desenvolvimento infantil, além de valorizar a importância do vínculo da criança com seus principais cuidadores e reconhecer a capacidade precoce de aprendizado dos bebês, diretamente ligada aos estímulos oferecidos a eles. As ações também reforçam a importância dos cuidados de saúde, tanto físicos quanto emocionais; do estímulo à comunicação; do vínculo; da leitura; dos bons hábitos alimentares; e do brincar, entre outros aspectos.

O Instituto Tecendo Infâncias apoia a execução do projeto em três frentes:

  1. atendimentos e oficinas com as famílias;
  2. rodas de conversa com pais e cuidadores;
  3. a sistematização e disseminação de conhecimento sobre a Primeiríssima Infância, período que compreende os primeiros três anos de vida da criança.

Sobre o Hospital Pequeno Príncipe


Situado em Curitiba, no Paraná, o Hospital Pequeno Príncipe transforma vidas há mais de 100 anos. É um centro de referência onde se pratica, ensina e pesquisa o que há de mais moderno para o diagnóstico e tratamento de crianças e adolescentes. A unidade de assistência à saúde foi eleita, pela terceira vez consecutiva, um dos melhores hospitais pediátricos do mundo, em um ranking com 250 instituições de saúde elaborado pela revista norte-americana Newsweek. No hospital, são realizadas mais de 249 mil consultas ambulatoriais por ano. A instituição é referência em procedimentos de alta e média complexidade, como transplantes de órgãos e medula óssea, beneficiando meninos e meninas de todo o país. O Pequeno Príncipe oferece atendimentos em 47 especialidades e áreas da pediatria, contando com equipes multiprofissionais especializadas.