Período de atuação: 2024
Em andamento
Parceiro: Projeto Saúde & Alegria
Região de Atuação: Pará
Público atendido: crianças indígenas e ribeirinhas na primeira infância
Por meio do projeto “Primeira Infância na Amazônia com Saúde e Alegria”, o Instituto Tecendo Infâncias e o Projeto Saúde & Alegria (PSA) buscam promover o desenvolvimento integral e saudável de crianças indígenas e ribeirinhas. Para isso, o projeto é estruturado em dois grandes eixos:
1. Apoio a Políticas Públicas e Processos Formativos: voltados para profissionais de saúde, agentes da rede de proteção social, servidores públicos, além das populações indígenas e ribeirinhas.
2.Fortalecimento das Redes e Técnicas de Cuidado Local: envolvendo a produção de material lúdico para educação em saúde e a realização de oficinas.
O projeto pretende alcançar 14 povos indígenas, distribuídos em mais de 70 aldeias, 19 territórios e cerca de 200 comunidades ribeirinhas, onde vivem mais de 20 mil pessoas.
Desde 1987, a ONG promove e apoia processos participativos de desenvolvimento comunitário integrado e sustentável que contribuam de maneira demonstrativa no aprimoramento das políticas públicas, na qualidade de vida e no exercício da cidadania e direitos humanos das populações atendidas. O Projeto atua em cerca de 300 comunidades ribeirinhas, quilombolas e indígenas localizadas no Oeste do Pará, especialmente na bacia do rio Tapajós, nos municípios de Santarém, Aveiro, Belterra, Jacareacanga e Itaituba e do rio Trombetas, em Oriximiná, Pará. São populações residentes em áreas remotas, Unidades de Conservação, Terras Indígenas e Territórios Quilombolas.
As metodologias utilizadas são participativas e lúdicas, para mobilizar e engajar moradores, não apenas como público participante das ações, mas como parceiros ativos na construção de soluções para seus desafios. Toda comunidade se torna multiplicadora, dada a participação no diagnóstico, planejamento e acompanhamento das ações, que ainda promove a autogestão do desenvolvimento comunitário.